Uma nova frente fria ganha força em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (26), colocando um breve fim a onda de calor de grande perigo. A previsão indica chuva em algumas regiões, aliviando a intensa fumaça e altas temperaturas.
A nova passagem da frente fria avança da Argentina, se aproxima do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. Segundo o Climatempo, as chuvas devem variar de fraca a forte, com ventos de 60 km/h, queda de raio e granizo.
O monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta o aumento de nuvens carregadas no período da tarde, com mais chances de chuva no período da noite.
Entretanto, o alívio será até a noite de sexta-feira (27), pois as temperaturas voltam a elevação no fim de semana. A chegada da chuva na Amazônia também deve amenizar o corredor de fumaça na região Centro-Oeste.
Mais uma vez, Campo Grande amanhece coberta de intensa fumaça de queimadas de várias regiões do Brasil e países vizinhos. Nesta quinta-feira (26), a qualidade do ar é considerada muito ruim.
O monitoramento do Qualiar, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), aponta que o índice é de 153, valor alto de poluentes da atmosfera. Os dados analisam a entrada em funcionamento dos analisadores de material particulado. Quanto mais alto, menos qualidade do ar.
O material particulado é o principal poluente atmosférico utilizado como parâmetro para a análise e caracterização da qualidade do ar devido à frequência de ocorrência e aos prejuízos à saúde e ao meio ambiente que ele pode causar.
Mín. ° Máx. °