Na tarde desta terça-feira (26), a Polícia Militar realizou, a solenidade de formatura do X Curso de Formação em Força Tática (CAFT) em Coxim. O evento celebrou a conclusão de uma das principais capacitações da corporação, voltada para o patrulhamento tático e resposta a situações de alta complexidade.
O curso, que é direcionado a oficiais e praças da PMMS, além de policiais de outros estados e membros de forças de segurança pública, tem como objetivo capacitar os participantes para atuarem em áreas de alto risco e em operações críticas. Ao longo da formação, os integrantes adquiriram habilidades para compor tropas especializadas e fornecer suporte técnico a operações de policiamento ostensivo e de patrulhamento tático.
Durante a cerimônia, o Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente-Coronel Adriano Rodrigues de Oliveira, destacou a importância das parcerias que tornaram o curso possível e elogiou o comprometimento dos formandos. “Agradeço ao Comando-Geral da PMMS, ao Batalhão de Choque e a todos os parceiros que contribuíram para a realização deste curso. Parabenizo os formandos pela dedicação e compromisso”, afirmou.
A Subcomandante da PMMS, Coronel Neide Barbosa Centurião, também dirigiu palavras de incentivo aos novos especialistas e seus familiares, destacando o papel fundamental que desempenham no apoio à segurança pública.
Entre os 31 formandos, 18 pertencem ao 5º BPM de Coxim, sete à 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Chapadão do Sul, cinco à 12ª CIPM de São Gabriel do Oeste, além de um militar do Exército Brasileiro.
A solenidade teve a premiação aos três primeiros colocados do curso, e diversas homenagens.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o Comandante do Policiamento Especializado (CPE), Coronel Marcus Vinicius Pollet; o Comandante do Batalhão de Choque, Tenente-Coronel Rigoberto Rocha da Silva; e o Tenente-Coronel Célio Ramos Barbosa, representando o Comando de Policiamento de Área-6 (CPA-6).
O X CAFT reforça o compromisso da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul em investir na qualificação técnica de seus profissionais, ampliando a capacidade de resposta e o preparo em ações de segurança pública em todo o estado.
Mín. 22° Máx. 28°