A Coamo Agroindustrial Cooperativa comemorou, na manhã desta quinta-feira (28), seus 54 anos de fundação. Em São Gabriel do Oeste, assim como em todas as unidades da cooperativa, foi realizado um evento especial com colaboradores e cooperados para celebrar a data.
Durante a ocasião, o gerente da unidade local, Walmir Ritter, destacou em entrevista ao Idest a importância do momento, além de apresentar os investimentos e os planos futuros para a Coamo em São Gabriel do Oeste. “A Coamo é voltada ao seu quadro de cooperados, tudo que fazemos, todas as ações da diretoria e do nosso quadro de colaboradores têm como objetivo trazer resultados para os cooperados”, afirmou Ritter.
Ele ressaltou que, em pouco mais de dois anos de operação no município, a Coamo concluiu a primeira fase das obras, que incluiu armazém de insumos, escritórios e lojas, e atualmente está executando a segunda etapa, com previsão de conclusão até janeiro de 2025. Essa fase envolve a instalação de equipamentos modernos, como silo pulmão, silo de resíduos, máquinas de limpeza, fluxo renovado e um tombador, que visa agilizar o recebimento de safras.
“Com esses investimentos, vamos mais que dobrar nossa capacidade de recebimento diário. Nosso objetivo maior é oferecer agilidade e eficiência no atendimento aos nossos cooperados”, explicou o gerente. Ele também revelou que a terceira fase das obras está em fase de aprovação e será iniciada em breve, enquanto a quarta etapa já está em desenvolvimento, para alinhar a unidade de São Gabriel do Oeste aos altos padrões da cooperativa.
Atualmente, a unidade conta com aproximadamente 200 cooperados e 50 funcionários efetivos, além de 15 prestadores de serviço diário. Durante as safras, esse número aumenta com a contratação de cerca de 30 temporários. As obras em andamento mobilizam cerca de 100 trabalhadores terceirizados, reforçando o compromisso da Coamo com o progresso local.
“Agradecemos a acolhida da comunidade de São Gabriel do Oeste e reforçamos que estamos de portas abertas para todos os produtores rurais, inclusive aqueles que ainda não são cooperados. Será uma satisfação recebê-los na Coamo”, finalizou Ritter.
Fundada em 28 de novembro de 1970, a Coamo nasceu da união de agricultores em busca de progresso coletivo. Ao longo de mais de cinco décadas, superou desafios, manteve a estabilidade econômica e consolidou-se como referência nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Hoje, beneficia diretamente mais de 150 mil pessoas, impulsionando o desenvolvimento de diversas comunidades.
O evento também contou com momentos de celebração, incluindo o tradicional parabéns e o corte de bolo, fortalecendo os laços entre cooperados, colaboradores e a comunidade local.
Leia também: Coamo inaugura novo escritório administrativo em São Gabriel fortalecendo o cooperativismo na região
Mín. 22° Máx. 28°