Geral Geral
Fechado parcialmente pelo Irã, Estreito de Ormuz será bloqueado pelos EUA
Local de passagem está sendo controlado pelo Irã; governo iraniano cobra até US$ 2 milhões de pedágio
13/04/2026 09h30
Por: JOAO PEDRO Fonte: Midiamax

O governo dos Estados Unidos anunciou que vai fechar totalmente o Estreito de Ormuz a partir das 11h (horário de Brasília) desta segunda-feira (13). O governo iraniano possui o controle da região e libera embarcações seletas a atravessar, e chega a cobrar até 2 milhões de dólares por navio para cruzar a passagem.

O estreito, quando liberado por completo, é responsável por cerca de 20% de todo o petróleo do mundo. O Irã mantém a passagem dos seus próprios navios, o que será proibido pelos EUA com o bloqueio do canal.

O país norte-americano revelou em postagem no X que as embarcações que não tenham o Irã como origem ou destino poderão passar pelo local sem restrições. A medida poderá aumentar o preço do petróleo em todo o mundo.

O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, ironizou a iniciativa para o bloqueio, ao afirmar que os norte-americanos sentirão falta dos preços da gasolina de US$ 4 a US$ 5.  

*Com informações do portal CNN Brasil.