13/07/2024 +55 (67998900800)

PolĂ­cia

Dengue gov

Federal sai às ruas de Campo Grande para desarticular esquema de corrupção

Por O Norte News 10/07/2024 às 12:42:19

Cumprimento, em Campo Grande (MS), de sete mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a empresários

A Receita Federal, a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram nesta quarta-feira, 10/07, a Operação Casa de Ouro, com o objetivo de combater organização criminosa especializada na fraude de certames licitatórios e no desvio de recursos públicos, identificada na Operação Lama AsfĂĄltica e nas Operações Mineração e Terceirização de Ouro.

As investigações decorrem da apuração de contratação indevida de empresa por meio de licitações fraudulentas, utilizando-se de conluio prévio entre as pessoas jurídicas vinculadas participantes do certame e agentes públicos.

Com base na anĂĄlise do material apreendido nas operações citadas, bem como dos dados obtidos no bojo da investigação com as quebras de sigilos bancĂĄrios, fiscais e telemĂĄticos, verificou-se que foram criados diversos mecanismos de blindagem para dissimular a destinação dos recursos debitados nas contas da empresa contratada antes de chegarem às contas do destinatĂĄrio final.

Embora parte desses valores tenha sido depositado em contas de outras pessoas jurídicas, transações bancĂĄrias e documentos apreendidos evidenciam vínculos entre o beneficiĂĄrio do crédito bancĂĄrio, vendedor de um imóvel, e o responsĂĄvel pelo desvio do recurso público, real adquirente do referido imóvel.

Na ação de hoje, foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão na cidade de Campo Grande/MS, que visam demonstrar a existĂȘncia de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro, buscando a confirmação de transações imobiliĂĄrias ocultas, bem como movimentações financeiras envolvendo terceiros. Participam da operação 5 auditores-fiscais e 5 analistas tributĂĄrios da Receita Federal, além de 28 policiais federais, 2 procuradores da República e 2 servidores da CGU.


Cb image default
Divulgação/Receita Federal do Brasil

Fonte: Divulgação/Receita Federal do Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios