Na manhã desta segunda-feira, 20 de maio, o vereador Yhgor Chagas protocolou um requerimento ao prefeito Réus Fornari, solicitando que o município considere a adesão à Prova Nacional Docente (PND) 2025 como etapa válida para concurso público de professores em Rio Verde.
Durante sua fala na tribuna, o vereador destacou que o uso da nota do PND pode viabilizar, de forma segura e eficiente, a realização de concurso público para o magistério municipal — algo que não ocorre na cidade há mais de uma década.
“A adesão ao PND é uma oportunidade de valorizar nossos profissionais da educação, garantindo mais autonomia e estabilidade para quem ensina. Os professores que se inscreverem e obtiverem bom desempenho na prova poderão ser efetivados como servidores concursados, com respaldo legal e mérito reconhecido”, afirmou.
Yhgor ainda enfatizou que a PND é elaborada pelas melhores instituições avaliadoras do país, com padrão de qualidade superior à média das bancas estaduais. Segundo ele, a adoção da prova como critério classificatório trará mais credibilidade ao processo seletivo, economia aos cofres públicos e segurança jurídica ao município.
O prazo para que as secretarias de Educação façam a adesão ao programa segue aberto até 15 de junho de 2025. A iniciativa é pública, voluntária e aberta a todos os estados e municípios do Brasil.
Mín. 19° Máx. 32°