O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou, nesta segunda-feira (18), para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fim de compartilhar informações sobre sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca, na última sexta-feira (15). A Lula, Putin disse que a reunião foi positiva. O russo e o estadunidense se encontraram em busca de um acordo para o fim da guerra na Ucrânia.
Na ligação de cerca de 30 minutos, o presidente da Rússia abordou os diversos temas discutidos com Trump e reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz. A iniciativa liderada por Brasil e China busca estabelecer entendimentos comuns para apoiar os esforços globais para alcançar a paz, entre eles o conflito da Rússia na Ucrânia, que já dura mais de três anos.
“O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações', diz o comunicado do Palácio do Planalto.
Após o encontro na sexta-feira, Trump e Putin afirmaram que haviam feito progresso para um acordo, porém não detalharam como seria esse entendimento. Já nesta segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos se reúne com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Política Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
Política Zema nega proximidade com Flávio Bolsonaro e reacende briga
Política Relatado por Nelsinho: Senado aprova acordo de livre comércio com países da Eurosa e Ásia
Eleições 2026 Secretaria denuncia ex-prefeito por usar dinheiro de estradas para pagar hotel
Política SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025
Política Congresso inclui política e direitos da cidadania no currículo escolar Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 16° Máx. 21°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas