O PSD decidiu retirar o processo que movia contra a eleição de Leocir Montanha, eleito prefeito de São Gabriel do Oeste (MS), e que visava anular a convenção partidária. A ação, liderada por Nelsinho Trad, buscava impedir a candidatura de Montanha, mas ele obteve uma vitória significativa nas urnas, derrotando Sérgio Marcon (PSDB) com 49,38% dos votos, contra 42,43% do adversário e 8,18% do candidato Dr. Clodoaldo (Republicanos).
Apesar da desistência do PSD, a decisão final sobre a eleição ainda cabe à justiça, pois o processo segue em andamento. O pedido de retirada, assinado pelo advogado Edson Kohl Junior, justifica que a vitória de Montanha atende aos interesses partidários, especialmente por manter o PSD na liderança de um importante município do estado.
No pedido, foram anexados documentos do Diretório Nacional do PSD que orientam para que a questão seja discutida internamente, incluindo ata de deliberação do órgão estadual e a ratificação da anulação da intervenção feita anteriormente pelo partido. Com isso, o PSD estadual busca validar a convenção municipal que escolheu Montanha como candidato.
Segundo fontes, o PSD estadual já vinha ensaiando um acordo com Leocir Montanha para encerrar a disputa judicial e aceitar o resultado das urnas. Esse entendimento poderá incluir uma aproximação estratégica com o PSDB, derrotado no pleito, promovendo um possível alinhamento político entre os dois partidos para os próximos anos em São Gabriel do Oeste
Mín. 18° Máx. 33°